A Web 2.0 é uma favela
por Priscila Jordão
Curto e seco, Edu Agni, especialista em Semântica e Web Standards disse o que a plateia queria ouvir: a Web 2.0 é uma favela. Mas falta pouco para sua era chegar ao fim. A nova versão do HTML 5 vai ser liberada este ano e se torna oficialmente uma recomendação para os desenvolvedores em 2012. E já dá para ir aprendendo a produzir conteúdo semântico até lá.
Agni e os desenvolvedores condenaram a bagunça que são os códigos-fonte atuais, desordenados como uma favela, e com tags sem sentido, como páginas em branco em um livro. Um exemplo é o uso da tag “div” para inserir mais texto, enquanto ela deveria ser usada para conter grupos de elementos. Organizar conteúdo usando as marcações para o que elas realmente servem, ou separar os elementos de uma página como conteúdo e formatação, já são fazer web semântica, independente do HTML5, que deve favorecê-la ainda mais.
Outra preocupação que deve ser levada em conta é a de não usar marcações que tenham significado meramente visual. Tags como “i” e “b”, que respectivamente dão ênfase e ênfase forte, devem ser substituídas por “em” e “strong”.
A sacada é que as novas tags não servem apenas para fazer o texto chamar mais atenção, mas podem ser reconhecidas pelos buscadores. Assim o que é colocado em negrito, por exemplo, tem mais relevância dentro de um texto e deixa mais fácil para o buscador reconhecer seu assunto. Alguns dos browsers mais recentes como o Chrome, o Firefox 3.5, o IE 8 e o Safari 4 já conseguem detectar isso em sites como o do Safari.
E como na Campus Party tudo é meio futurista, Agni falou de suas expectativas com o HTML5. Quando os computadores entenderem dados como telefone, endereço, localização, etc, com tags como a “label”, ele disse que será fantástico poder marcar uma viagem no seu calendário e já ter passagens reservadas no aeroporto e sugestões de itinerários. “Tudo vai ficar mais automatizado quando os computadores começarem a entender a nossa vida”.
Na HTML 5:
“article” vai identificar vários posts de um blog
“font” vai ser aposentada
“header” e “footer” vão designar cabeçalho e rodapé
“aside” vai ordenar melhor informações como menu e campo de busca
“figure” insere imagens com legenda
Imagem: WikiCommons
link
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário