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terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0

«As tecnologias da informação e comunicação (TIC) criaram novos
espaços de construção do conhecimento. Agora, além da escola,
também a empresa, a residência e o espaço social tornaram-se
educativos. Cada dia mais pessoas estudam em casa, podendo, de
lá, aceder ao ciberespaço da formação e da aprendizagem a
distância, buscar fora das escolas a informação disponível nas
redes de computadores e em serviços disponibilizados pela
Internet que respondem às suas exigências pessoais de
conhecimento. O ciberespaço rompeu com a ideia de tempo
próprio para a aprendizagem. O espaço da aprendizagem é aqui,
em qualquer lugar; o tempo de aprender é hoje e sempre.
As consequências de tudo isto para a escola, para o professor e
para a educação em geral são enormes. As mudanças tecnológicas
são rápidas e plenas de oportunidades mas também imprevisíveis
e cheias de incertezas [1]. Os ambientes de aprendizagem do
futuro serão necessariamente abertos e flexíveis, interactivos,
combinando diferentes modos e estilos de aprendizagem
dependendo do objecto de estudo, do aluno, do professor, do
contexto, respeitando o nível de desenvolvimento cognitivo de
cada um. Teremos de propor aos alunos abordagens
multidisciplinares que os preparem para lidar com as incertezas de
um mundo global em que aprendizagem e o conhecimento são os
únicos instrumentos para evitar a exclusão social. Precisamos
formar professores que dominem uma série de novas
competências porque os desafios do futuro são enormes: a enorme
teia de informação a que chamamos Internet já não é apenas um
espaço a que acedemos para buscar informação mas um ambiente
descentralizado de autoridade, onde o conhecimento é construído
de forma colaborativa já que cada um (e todos) somos livres para
aceder, utilizar e reeditar a informação [2]. Noutras palavras,
todos nós, educadores do século XXI, temos de estar preparados
para enfrentar os desafios da nova geração da Internet – a Web 2.0.»
(Coutinho, Clara, et al)

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