Powered By Blogger

Pesquisar neste blogue


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

E-learning 2.0

O termo E-Learning 2.0 é um neologismo para sistemas de CSCL (Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional) que surgiu aquando do aparecimento da Web 2.0.Na perspectiva do E-Learning 2.0, os sistemas convencionais de e-learning baseavam-se em pacotes de instrução que eram entregues aos alunos que usavam a Internet. O papel do aluno consistia em aprender a partir das leituras e preparar trabalhos. Os trabalhos eram avaliados pelos professores. O novo e-learning dá maior ênfase à aprendizagem social e à utilização de software social, como blogs, wikis, podcasts e mundos virtuais como o Second Life. Este fenómeno também tem sido referido como Long Tail Learning

E-Learning 2.0, ao contrário do e-learning não baseados em sistemas CSCL parte do princípio que o conhecimento deve ser socialmente construído. A aprendizagem acontece através de diálogo sobre conteúdos e interacção fundamentada sobre problemas e acções. Os apologistas da aprendizagem social alegam que uma das melhores maneiras de aprender algo é ensiná-lo aos outros.

Para além dos ambientes de sala de aula virtual, as redes sociais tornaram-se numa parte importante do E-learning 2.0. As redes sociais têm sido utilizados para promover em comunidades de aprendizagem a discussão de temas tão diversos como a preparação para testes e ensino de línguas.

Sem comentários:

Enviar um comentário