Web 2.0 é um termo usado genericamente para designar um estado de evolução da Internet (e em particular a World Wide Web), em relação à condição anterior. Há uma tendência para se falar da Web 2.0 como o conjunto de todas as aplicações online que permitem um elevado nível de interação entre o utilizador e sites (blogs, fóruns, chats, como a Wikipedia, YouTube, Facebook, MySpace, Twitter, Gmail, WordPress, etc Tripadvisor ..)
O termo dá enfoque às diferenças da chamada Web 1.0, difundida até à década de noventa, que era constituída principalmente por sites estáticos, sem a possibilidade de interação com o utilizador, excepto a navegação normal entre as páginas, usando o e-mail e o uso de motores de busca.
Exemplos de Web 2.0 incluem aplicações web, sites de redes sociais, sites de partilha de vídeo, wikis, blogs, mashups, e folksonomies.
O termo está associado com Tim O'Reilly por causa da O'Reilly Media Web 2.0 Conference em 2004. Embora o termo sugira uma nova versão da World Wide Web, ele não se refere a uma actualização para as especificações técnicas, mas sim a mudanças cumulativas na forma como programadores e utilizadores finais usam a web.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário